Acesse aqui uma linda mensagem do DIA DOS PROFESSORES. Postado pela Comissão do Movimento pelo Piso
sábado, 15 de outubro de 2011
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
É SÓ TROCAR AS PALAVRAS
OI PESSOAL NA MÚSICA ABAIXO É SÓ TROCAR A PALAVRA "GOVERNADOR " POR "PREFEITO" QUE FICA TUDO LEGAL. ALIÁS, AS DIFERENÇAS SÃO POUQUISSIMAS NÉ, SE É QUE TEM.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
DELIBERAÇÕES DE 16 DE AGOSTO
BOLETIM INFORMATIVO nº 7 - Paulo Lopes, 16 de Agosto de 2011
As professoras da Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes, atendendo ao chamado da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e reunidas no dia 16 de agosto de 2011 na Escola Básica Dr. Ivo Silveira, DELIBERARAM:
1. 1. Entregar uma Carta Repúdio ao Prefeito Municipal, Evandro João dos Santos pela atitude desrespeitosa com que tratou a Comissão do Movimento pelo Piso no dia 11 de agosto de 2011 e por não oferecer nenhuma resposta com relação ao Piso no Plano de Carreira, Cargos e Salários dos professores efetivos da Rede Municipal de Ensino;
2. 2. Não participar das atividades do dia 07 de setembro de 2011, bem como outras que venham a ocorrer, pois uma categoria que é desvalorizada, desprezada e ignorada pela Secretaria Municipal de Educação não tem o que comemorar e muito menos celebrar uma data, seguindo as orientações da Secretaria como se estivesse tudo bem;
_ Aliás, mostrar o que no dia 07 de setembro para a comunidade? A nossa indignação, vergonha e desprezo com que somos tratados? Que independência é essa, quando os cidadãos não são atendidos como tais, nem sequer em dia e horários específicos destinados ao atendimento dos cidadãos.
3. 3. Camisetas com frases de efeito para todos os professores.
Essas e outras AÇÕES foram deliberadas e aprovadas por todas as 23 professoras presentes, representando todas as escolas do Município.
Maiores informações com a Comissão do Movimento pelo Piso.
Atenciosamente
COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
PROFESSORES, LEIAM AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES ABAIXO
Oi Professores leiam abaixo:
- O boletim Informativo da Reunião com o Secretário Municipal de Educação dia 11 de agosto de 2011
- O Chamado da CNTE para paralisação dia 16 de agosto
- Os dados da arrecadação do FUNDEB ( de janeiro a junho de 2011).
Atenciosamente
Comissão do Movimento pelo Piso
Chamada a Paralisação Nacional
Leia abaixo o chamado da CNTE para a paralisação Nacional no dia 16 de agosto de 2011. Clique no link para acessar.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B3w2nH-9t5rSMTM3ZmNjNTMtN2ZkNS00NWQ2LWE4N2EtOWE3NzI0NzVmNGE3&hl=pt_BR
Veja aqui a arrecadação do FUNDEB de Janeiro até Junho de 2011 na Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes. Clique e acesse o link abaixo, abra o arquivo em PDF e á até a página 77.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B3w2nH-9t5rSNjM1MDliOTEtZDFlNS00YmYwLTg2NDItODU0M2NkYzZjZDUx&hl=pt_BR
Reunião com o Secretário Municipal de Educação 11.08.2011
BOLETIM INFORMATIVO nº 6 - Paulo Lopes, 11 de Agosto de 2011
A Comissão do Movimento pelo Piso, numa “atitude desesperada” de oferecer uma resposta à categoria, tentou agendar uma reunião emergencial com o prefeito Sr. Evandro João dos Santos, no dia 11 de agosto de 2011 (quinta-feira), às 8 horas na prefeitura.
No entanto, para não “quebrar a hierarquia”, a Comissão passou na Secretaria Municipal de Educação para convidar o Secretário Municipal de Educação à acompanhá-lo até a prefeitura. Em momento, a Comissão foi informada que o Secretário se encontrava na Prefeitura. O Secretário ao ser convidado para participar do diálogo juntamente com o prefeito rejeitou o pedido da Comissão e se retirou para a Secretaria de Educação.
Alguns minutos depois, a atendente nos informou que o Prefeito não iria nos receber apesar de ele estar no gabinete e na porta do gabinete esta escrito: “Atendimento ao público – todas as terças e quintas – feiras das 8 às 12: horas”.
Configurou - se assim um claro desrespeito à Comissão do Movimento pelo Piso e em especial aos cidadãos de Paulo Lopes, representados nessa Comissão.
Saindo da Prefeitura, a Comissão se dirigiu até a Secretaria Municipal de Educação, onde foi recebida pelo Secretário Valdelir Sartor que nos informou o seguinte:
- o setor financeiro da prefeitura está primeiramente regularizando os erros (que são muitos) nas folhas de pagamento dos professores da Rede Municipal;
- a prefeitura já tem uma proposta pronta, que pode não ser o esperado pela categoria, mas que é o razoável;
- falou ainda que diante das regularizações que precisam ser feitas, necessita de mais um tempo para apresentar essa Proposta.
Diante dessa fala, a Comissão indagou se não era possível apresentar a proposta já visto que a categoria está ansiosa para receber uma posição da Secretaria, o que foi negado tal apresentação da proposta de imediato.
Diante disso, a Comissão questiona:
- Será que a Secretaria ainda não teve tempo para regularizar os pagamentos errados “e absurdos” desde 11 de maio de 2011, portanto, 03 meses?
- Se a Proposta está pronta o que está impedindo de apresentar à Comissão e a categoria? Será que tá tão ruim assim?
- O Secretário falou no Curso de Capacitação no dia 1º de agosto no Ribeirão que a Proposta estaria pronta até o final de semana. Todos ouviram isso. Afinal, hein Secretário, tão difícil assim de “honrar” sua palavra?
- Já foram mais de 07 reuniões com a Secretária de Educação e nada. Afinal, vão nos “enrolar” mais até quando?
Enfim, os Profissionais de Carreira do Magistério do município merecem mais respeito por parte da Secretaria de Educação. Estamos nos sentindo desmotivados, desvalorizados e decepcionados com essas atitudes do Prefeito Municipal e do próprio Secretário de Educação.
Diante de tantas perguntas sem respostas. A Comissão do Movimento pelo Piso convida a todos os professores da Rede Municipal de Ensino, em especial, os efetivos, a atenderem o chamado da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e paralisarem suas atividades nos dois períodos no dia 16 de agosto de 2011 (terça- feira) e virem discutir uma alternativa ao Piso no nosso Plano de Carreira. Venha discutir como vamos exigir mais respeito na Rede Municipal de Ensino. Mostre sua indignação. O que vamos fazer mais? Venha conversar com a Comissão e pensar num processo coletivo de implementação do PISO em nosso Plano de Carreira, Cargos e salários. É inadmissível que um professor de 13 anos de dedicação a Educação na rede, com graduação e especialização, participação nos cursos de capacitação oferecidos, tenha um vencimento de somente 150 ou 200 reais acima de quem tá entrado agora e com formação inicial. Isso é absurdo e ridículo. Uma Secretaria de Educação e um município que se preza, deve antes de tudo, valorizar os seus funcionários de Carreira com boa remuneração.
VAMOS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS!
DATA: 16.08.2011 (terça-feira)
LOCAL: Escola Básica Dr. Ivo Silveira
HORAS: 8 Horas da manhã.
COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PSIO
Estavam presentes na reunião: O secretário de Educação e os membros da Comissão: Odair, Jade, Vanessa, Elizete, Janaina, Joyce.
Observação: Saiu a arrecadação do FUNDEB no município do mês de Janeiro até Junho de 2011. Acesse o link abaixo para conferir. Vá até a página 77 e confira.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
NÃO FOMOS CHAMADO
O Secretário Municipal de Educação não chamou a Comissão do Movimento pelo Piso nesta sexta - feira (05.08.2011) para apresentar uma proposta para os professores efetvos da Rede Municipal de Ensino conforme ele havia prometido na Capacitação do dia 01.08.2011 no Ribeirão. A Comissão aguarda o chamado ansiosamente.
E a categoria aguarde, aguarde e aguarde....
terça-feira, 5 de julho de 2011
ENCONTRO DA COMISSÃO COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO 04.07.2011
Reunião da Comissão no dia 04 de julho de 2011 com o Secretário Municipal de Educação
“INFELIZMENTE E LAMENTAVELMENTE MAIS UMA VEZ NÃO HOUVE NENHUM TIPO DE AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE A COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO”.
“Depois de mais uma resposta do Secretário Municipal de Educação, do tipo: “ainda não tivemos tempo hábil para apresentar uma proposta viável” a única resposta que restou a Comissão para dar aos professores no dia 04 de julho de 2011, mais uma vez foi: “Não existe nenhum tipo de avanço nas negociações entre Secretaria de Educação e Comissão do Movimento pelo Piso”. Porém, esclarecemos alguns pontos:
1)Depois de algumas horas de conversa a Comissão sugeriu que fosse implementado e pago já no final de julho o Piso Salarial Nacional aos professores da rede que ainda não recebem, até porque caso o professor não receba pode entrar com ação judicial no Ministério Público a o pagamento acontecerá de imediato. O Secretário de Educação atendeu ao pedido, entrou em contato com o prefeito e o mesmo se comprometeu a fazer o pagamento do Piso na folha de julho.
2) O pagamento imediato do Piso como vencimento inicial de carreira no final de julho, ou seja, R$ 1.187,97 (Um mil cento e oitenta e sete reais e noventa e sete centavos) para um professor de 40horas/aula + regência + vale alimentação ou R$ 593,98 (quinhentos e noventa e três reais e noventa e oito centavos) para um professor de 20 horas/aula + regência + vale alimentação.
OBSERVAÇÃO: “Estes valores praticamente atingirão somente os ACT’s (Admitidos em Caráter Temporário) que ainda não recebiam o Piso como Vencimento Inicial de Carreira de acordo com a Lei 11.738/2008 e que, portanto já em julho receberão os valores acima citados”
3) Os professores efetivos na Rede Municipal de Ensino não terão nenhuma alteração em seus vencimentos, no entanto, o Secretário Municipal de Educação se comprometeu, mais uma vez, em estudar uma proposta até o dia 15 de julho e apresentar para o quadro estável ( efetivo) da Rede Municipal de Ensino.
Propostas retiradas em Reunião com os professores na ASSIPA no dia 04 de julho:
1. Lutar pela valorização dos Profissionais da Educação do município com proposta de aplicação do Piso no Plano de Carreira, Cargos e Salários de modo satisfatório e que venha a atender aos anseios e expectativas dos docentes da Rede Municipal de Ensino.
2. Visitar a Câmara Municipal de Vereadores no dia 11 de julho de 2011 para acompanhar a votação que prevê o pagamento do Piso, já na folha de julho, como vencimento inicial de carreira
Atenciosamente
Comissão do Movimento pelo Piso.
Paulo Lopes, 04 de julho de 2011.
domingo, 3 de julho de 2011
ENCONTRO DA COMISSÃO COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
ATENÇÃO!
DIA 04.07.2011 ( SEGUNDA - FEIRA) A COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO SE REUNIRÁ COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA RECEBER A PROPOSTA DE PAGAMENTO DO PISO SALARIAL NACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. A REUNIÃOACONTECERÁ AS 8 HORAS DA MANHÃ.
A NOITE, AS 18 HORAS A COMISSÃO AGUARDA OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA ASSIPA PARA PASSAR OS INFORMES DA REUNIÃO E A PROPOSTA APRESENTADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL.
AGUARDAMOS VOCÊS!
Atenciosamente
Comissão do Movimento pelo Piso
sexta-feira, 1 de julho de 2011
terça-feira, 28 de junho de 2011
Informe 28.06.2011
O Secretário Municipal de Educação Valdelir Sartor no dia 28.06.2011 ( terça-feira) no Curso de Capacitação, pediu a COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO mais um tempo no sentido apresentar uma melhor proposta aos professores, visto que a responsável pelo setor financeiro da prefeitura estava afastada e só retornou no dia 28.06.2011. A Comissão juntamente com o Secretário agendaram o encontro para dia 04.07.2011 ( Segunda - feira) para receber a Proposta e a noite o ENCONTRO COM TODOS OS PROFESSORES DA REDE na ASSIPA as 18:00 horas.
Atenciosamente
Comissão do Movimento pelo Piso
segunda-feira, 20 de junho de 2011
INFORMATIVO DA COMISSÃO DO MOV. PELO PISO
DEVIDO AO FERIADO DE QUINTA - FEIRA (23.06.2011) E AO PONTO FACULTATIVO DE SEXTA FEIRA ( 24.06.2011) A REUNIÃO DA COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO COM O SECRETÁRIO MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO FOI TRANSFERIDA PARA 29.06.2011 ( QUARTA - FEIRA ) AS 8 HORAS.
AGUARDEM! EM BREVE TEREMOS NOVAS POSTAGENS!!
Comissão do Movimento pelo Piso
segunda-feira, 13 de junho de 2011
quarta-feira, 8 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
Tabela com a Proposta e Contraproposta
Clique no link abaixo para abrir
https://docs.google.com/document/d/1OoEPRt4HbKR9QDAHhP8koYNI0S5NB18tjCoNqnsYvzI/edit?hl=pt_BR
https://docs.google.com/document/d/1OoEPRt4HbKR9QDAHhP8koYNI0S5NB18tjCoNqnsYvzI/edit?hl=pt_BR
BOLETIM INFORMATIVO nº 04
A Comissão do Movimento pelo Piso esteve reunida em Assembleia Geral de Professores da Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes, no dia 06.06.2011 (segunda-feira) para apresentar a Proposta de Pagamento do Piso feito pela Prefeitura e a CONTRAPROPOSTA apresentada pela Comissão.
Na oportunidade foi colocado ainda:
1) Os informes da Reunião com os Secretários Municipais de Educação da GrandFpolis em Alfredo Wagner;
2) Os informes da Reunião da Comissão do Movimento pelo Piso com a Secretaria Municipal de Educação para receber a Proposta do Pagamento do Piso Salarial Nacional.
3) Foi apresentada a CONTRAPROPOSTA
4) Assinados o oficio solicitando o pagamento do Piso de acordo com a Proposta apresentada pela Comissão
5) Preenchido os documento com nomes, titulação, situação funcional e tempo de serviço à ser encaminhado a Prefeitura Municipal para regularização da Tabela Salarial de Vencimentos dos Professores da Rede Municipal de Ensino.
Com relação ao pagamento do Piso Salarial Nacional (PSPN) instituído pela Lei 11.738/2008 a Comissão apresentou e explicou a PROPOSTA feita pela Prefeitura Municipal de Educação (segue anexo) e de imediato houve um rechaço de todos os professores presentes à PROPOSTA apresentada. Em seguida, houve a apresentação e explicação da PROPOSTA (segue anexo) elaborada pela Comissão; e depois de algumas intervenções e esclarecimentos de dúvidas, a PROPOSTA da Comissão foi colocada em votação e aprovada por unanimidade e inclusive com a intenção da manutenção e preservação do nosso Plano de Carreira, Cargos e Salários e todas as progressões funcionais existentes. Portanto, a partir desse momento a PROPOSTA apresentada deixa de ser da Comissão e passa a ser a PROPOSTA DA CATEGORIA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAULO LOPES.
Assim, qualquer rejeição à essa PROPOSTA, será na verdade uma rejeição a Proposta da categoria em seu conjunto. Portanto, vamos lutar para que essa proposta se concretize e se reverta em vencimentos reais no nosso contracheque, no mínimo até final de agosto de 2011.
A Proposta aprovada será entregue à Prefeitura Municipal de Paulo Lopes e ficamos aguardando a resposta na Reunião da Comissão com a Prefeitura no dia 24.06.2011.
O PISO É LEI! FAÇA VALER!
COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
ATENÇÃO ! URGENTE !
ATENÇÃO! URGENTE! COMPAREÇAM!
REUNIÃO COM TODAS (OS) (OS) AS PROFESSORAS (ES) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO DIA 06.06.2011 ( SEGUNDA - FFEIRA) AS 18 HORAS NA EEB. FREDERICO SANTOS!
Observação:
TRAGAM CÓPIA DE SEU ÚLTIMO CONTRACHEQUE, CÓPIA DOS CERTIFICADOS DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUÇÃO ( ESPECIALIZAÇÃO, ENTRE OUTROS), TEMPO DE SERVIÇO E CURSOS. Precisamos fazer uma análise dos nossos vencimentos e apresentarmos a Secretária Municipal de Educação para atualização da nossa tabela salarial.
COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO
quinta-feira, 2 de junho de 2011
NOTICIA URGENTE PARA TODO O ESTADO DE SANTA CATARINA
ATENÇÃO ! NOTICIA URGENTE!
MORRE O GOVERNADOR DE SANTA CATARINA E LEVA CONSIGO NOSSO PLANO DE CARREIRA E NOSSO PISO SALARIAL NACIONAL
( Eu estava lá e fotografei tudo)
Cortejo fúnebre do Colombo, Plano de Carreira e levou consigo nosso Piso Salarial Nacional!
Olha os póliticos mascarados que levam o Gov. Colombo: Paulo Bauer, Tebaldi, Luiz Henrique e Elizete Melo!
A cidade de Florianópolis parou para ver o cortejo fúnebre! Mais de mil pessoas estavam presentes
Uma enorme multidão acompanhou o cortejo da morte do governador que levou consigo nosso Plano de Carreira e nosso Piso
O Bispo em breve iria celebrar a missa de corpo presente em praça pública
E cada vez mais as pessoas da cidade se juntavam a multidão para acompanhar o cortejo junto com os professores
quarta-feira, 1 de junho de 2011
BOLETIM INFORMATIVO nº 03
Boletim informativo nº 03 da Reunião da Comissão do Movimento pelo Piso com a Secretaria Municipal de Educação
![]() |
| BOLETIM INFORMATIVO 03 |
NEGOCIAÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM RELAÇÃO AO PISO POUCO AVANÇAM – Conforme deliberada em Assembleia de professores no dia 18 de maio de 2011, a Comissão do Movimento pelo Piso se reuniu com o Secretário Municipal de Educação de Paulo Lopes no dia 01 de junho de 2011 e ouviu atentamente as explicações fornecidas pela Srª Luceni sobre as finanças (Receitas e Despesas) da Prefeitura e a possibilidade de pagar o PISO.
Porém, após extensa explanação o Secretário Municipal de Educação falou que no momento não era possível pagar o Piso, pois precisamos calcular os reajustes de todos os professores ((ACT’S, Efetivos e Aposentados) e ver qual será o impacto na folha do município. Assim, as únicas propostas (se é que se pode chamar de propostas foram):
- que nesse ano teremos a Revisão Geral Anual (um aumento em torno de 7% à todos os funcionários da prefeitura)
- Pagamento da metade do 13% salário final de junho ( pela tabela salarial antiga).
- Existe a intenção da Secretaria municipal de Educação em pagar o Piso preservando o nosso Plano de Carreira, Cargos e Salários e consequentemente nossa tabela salarial. A pergunta é: como será atualizada esta tabela?
- Houve por parte da Secretaria de Educação a preocupação e necessidade de rever toda a nossa tabela salarial atual (pois existem professores nos mesmos níveis e referências) com vencimentos diferentes. Precisamos regularizar isso urgentemente.
- Será preciso atualizar nossa tabela salarial e o nosso Plano de Carreira, Cargos e Salários de acordo com o Piso.
Após discussões o Secretário de Educação, via Luceni, apresentou uma proposta que a principio foi aceita pela COMISSÃO, porém logo após sairmos da reunião nos reunimos na ASSIPA e percebemos que a proposta apresentada não era viável e que traria prejuízos a nossa tabela salarial e desvantagens em nosso Plano de Carreira, Cargos e Salários. Imediatamente a Comissão foi novamente à prefeitura se encontrar com a Srª Luceni e pedir que ela não atualizasse nada na tabela salarial até segunda – feira (06.06.2011) quando a Comissão se reunirá com os professores e construirão uma contraproposta a ser apresentada a Secretaria Municipal de Educação.
Portanto, segunda-feira, é importantíssimo que todos compareçam as 18h na EEB Frederico Santos para discutirmos uma Proposta Coletiva à ser apresentada a Sec. Mun. de Educação.
Maiores esclarecimentos segunda – feira na Reunião
COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO
terça-feira, 31 de maio de 2011
REUNIÃO COM O PREFEITO E SECRETÁRIO MUN. DE EDUCAÇÃO NA ASSIPA 18.05.2011
Reunião com o Prefeito e a Secretário Municipal de eEducação no dia 16.05.2011
Para saber como foi essa reunião leia o boletim informativo 01- logo abaixo
REUNIÃO COM O PREFEITO E SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO
AMANHÃ 01.06.2011 ( QUARTA - FEIRA) REUNIÃO DA COMISSÃO DO MOVIMENTO PELO PISO PARA RECEBER A PROPOSTA DE PAGAMENTO DO PISO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO!
TORÇA PARA QUE TENHAMOS UMA BOA PROPOSTA E AGUARDEM MAIORES INFORMAÇÕES NESTE BLOG.
Atenciosamente
Comissão do Mov. pelo Piso.
domingo, 29 de maio de 2011
Veja no que dá
Veja abaixo o que dá quando o Poder Público - seja ele municipal, estadual ou federal não negocia com as categorias em Greve. O problema que estamos enfrentando em Santa Catarina e em vários municípios é o mesmo que está acontecendo no país todo,ou seja, os prefeitos e governos não querem pagar o Piso Salarial Nacional e ainda colocam LEIS nas casa legislativas - seja ela Assembleias de Deputados ou Câmaras de Vereadores - para retirar direitos dos educadores. Isto no Brasil é PURA VERGONHA!! "Caras de pau". Dinheiro pra corrupção e pra sonegação existem, mas para os professores NADA!! Vamos reagir em todo o país -como estão fazendo os professores de SC e de Fortaleza. PARABÉNS À TODOS VOCÊS POR QUERER MUDAR A EDUCAÇÃO DESSE PAÍS, pois se formos esperar pelos governantes estamos, como diz o ditado popular " no mato sem cachorro".
sábado, 28 de maio de 2011
BOLETIM INFORMATIVO nº 02
INFORME 02 – Paulo Lopes, 30 de maio de 2011
A Comissão do Movimento pelo Piso, no dia 27 de maio de 2011, esteve em Alfredo Wagner, em Reunião com os Secretários Municipais de Educação da GRANFPOLIS (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis), para ouvir explicações sobre o PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional).
As informações sobre o PISO SALARIAL NACIONAL foi fornecida pelo Dr. Waldir Borges Alves (Assessor jurídico da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis).
No momento oportuno o Dr. Waldir fez a sua apresentação sobre o PISO afirmando categoricamente que:
1º - O PISO É LEI. E deve ser pago.
2º - Se a Prefeitura não puder pagar o PISO deve se orientar pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL que no seu artigo 169, menciona que:
As despesas com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.
§ 1º A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas:
I - se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes;
II - se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
§ 2º Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar referida neste artigo para a adaptação aos parâmetros ali previstos, serão imediatamente suspensos todos os repasses de verbas federais ou estaduais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que não observarem os referidos limites.
§ 3º Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão as seguintes providências:
I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança;
Ou seja, o Dr. Waldir falou claramente que caso a prefeitura não apresente condições financeira para pagar o PISO mesmo depois de usar todos os recursos da Educação disponíveis que são: 60% do FUNDEB (ou mais), 25% da arrecadação do município, mais ajuda complementar instituída na Lei do PISO e mesmo assim não for suficiente a Prefeitura deve:
- Demitir funcionários em Cargos Comissionados ou Função Gratificada;
- Exonerar os servidores não estáveis (contratados) e inclusive os em estágios probatórios.
3º - Os Planos de Carreira, Cargos e Salários devem ser atualizados imediatamente de acordo com o novo valor do PISO, ou seja, R$ 1.187,97 para uma carga horária de 40 horas aula – Lembrando: Vencimento Inicial de Carreira.
4º - O PISO deve ser pago independente da LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
5º - Além do PISO devemos lembrar que a Secretaria Municipal de Educação deve reduzir a jornada de trabalho dos professores para 2/3 de hora-atividade, ou seja, vamos ter mais tempo para preparação de aulas, leituras, estudos e formação.
Portanto: 2/3 DE HORA-ATIVIDADE É LEI E DEVEMOS EXIGIR SEU CUMPRIMENTO.
6º - Não deve existir em hipótese alguma IRREDUTIBILIDADE de salários, ou seja, ninguém pode ganhar menos que o valor do PISO.
7º - Para que a Lei do PISO seja obedecida integralmente devemos considerar que:
- PISO É VENCIMENTO INICIAL DE CARREIRA (não incluindo Regências, Triênios e outras vantagens)
- Os 2/3 de hora-atividade devem vir acompanhados ao valor do PISO;
Portanto, o PISO É LEI e devemos exigir sua integralidade, preservando nosso Plano de Carreira, Cargos e Salários na Rede Municipal de Ensino. Vamos aguardar a proposta da Secretaria Municipal de Educação no dia 1º de junho (quarta – feira) quando a Comissão do Movimento pelo Piso se reunirá com a equipe de finanças da Prefeitura e com o Prefeito. Aguarde maiores informações na nossa próxima Assembleia: 06 de junho de 2011
O PISO É LEI! FAÇA VALER
Comissão do Movimento pelo Piso.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
16 DE MAIO - CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
Professora Vanessa lê a história do PISO na Câmara Municipal de vereadores de Paulo Lopes. ( Leia texto abaixo das fotos em PDF)
Professor Odair explica aos vereadores o que é o PISO, e de que maneira o PISO deve ser aplicado de modo a realmente valorizar os profissionais da Educação, ou seja, como vencimento inicial de carreira, reajustado na tabela salarial e preservando os direitos históricos adquiridos como regências de classe, triênios, entre outros.
11 DE MAIO DE 2011
As professoras recebem o jornal que contem as tabelas dos Vencimentos e os respectivos reajustes de acordo com o Piso Salarial Nacional e analisam as mesmas.
As professoras analisam as tabelas e conversam entre si sobre a possibilidade do pagamento do mesmo no município.
As professoras continuam analisando e discutindo sobre a possibilidade, formas e quando da implantação e implementação do Piso Profissional Salarial no Município.
As professoras, após ampla discussão votam, num "pacotaço só", todas as propostas apresentadas na reunião.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Lei do Piso
Acesse o link abaixo para ter acesso direto a Lei do Piso Salarial Nacional Profissional
BOLETIM INFORMATIVO nº 01
Oi Pessoal, segue abaixo o boletim informativo da Comissão do Movimento pelo Piso
Paulo Lopes, 23 de maio de 2011
DECEPÇÃO E FRUSTRAÇÃO – este foi o sentimento de todas (os) as (os) professoras (es) presentes na reunião com o prefeito e o Secretário de Educação no dia 18 de maio de 2011.
Apesar do prefeito e o Secretário de Educação demonstrar boa vontade em pagar o PISO, as propostas apresentadas não passaram disso: BOA VONTADE. Pois logo em seguida vem um “balde de água fria” sobre todas as professoras quando a equipe de finanças da prefeitura e o próprio prefeito falaram da impossibilidade de pagar o PISO agora devido a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ainda foi apresentados dados numéricos pela equipe de finanças sobre qual seria o impacto financeiro nas finanças da prefeitura, caso o piso fosse implementado imediatamente.
Após todos os esclarecimentos da Secretaria de Educação e da equipe de finanças a única proposta acordada foi:
- Aprovação da Comissão do Movimento pelo Piso para acompanhar esse processo e viabilizar a possibilidade da implantação do Piso na Rede Municipal de Ensino e a indicação dessa mesma Comissão para acompanharem o Secretário Municipal de Educação na reunião da GRANDFOPOLIS dia 27.05.2011 ( sexta – feira)
- Dia 1º de junho a Comissão se reúne novamente com a equipe de finanças da prefeitura
- Dia 06 de junho – nova Assembléia com as professoras (es) e a Comissão as 18 horas , com local a ser definido.
No entanto e apesar destas propostas, de concreto e real não foi apresentado absolutamente nada. E esta foi a causa de tanta frustração e decepção perceptível em todas que ali estavam. Mas a Comissão promete acompanhar todo esse processo com afinco para que possamos ter aquilo que é nosso por direito. Que é Lei. Para que possamos ter mais dignidade salarial e uma educação de qualidade.
O PISO É LEI! FAÇA VALER
Comissão do Movimento pelo Piso.
sábado, 21 de maio de 2011
Vamos rir um pouco
Os professores do Estado de Santa Catarina precisam cada vez mais se valorizar e lutar por dignidade salarial para que possamos reduzir nossas cargas horárias e prepararmos aulas melhores do que já preparamos. Para que nossos alunos possam realmente se apropriar da aprendizagem e no futuro terem consciência crítica do mundo, do Brasil e do seu municipio, do seu bairro, da sua escola. Precisamos ir além dos "TIRIRICAS DA VIDA". Precisamos ter uma sede imensa de conhecimento. É isto que queremos : prepararmos boas aulas, comprarmos bons livros, termos tempo para leituras e formação e não essa loucura de termos que dar 60 horas/aulas para podermos pagar nossas contas e sobrevivermos ( já nem digo vivermos) e sim sobrevivermos mesmo.
Mas para nos divertir um pouco, assistam esse vídeo de uma aula do Tiririca. Afinal ele faz parte da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO CONGRESSO NACIONAL, como foi amplamente anunciado na imprensa. Preste atenção!! Ele é inteligentíssimo!
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Manifestação pelo PISO em Florianópolis
Acesso o link abaixo para ver a manifestação dos professores em Florianópolis em favor do PISO
quinta-feira, 19 de maio de 2011
reflexão sobre o Vídeo de Amanda Gurgel
Professora do Rio Grande do Norte discursa sobre a Educação no Rio Grande do Norte.
Analise o discurso da professora e pergunte-se: Será que é muito diferente de Santa Catarina e Paulo Lopes
BOLETIM
BOLETIM INFORMATIVO DA COMISSÃO MOVIMENTO PELO PISO A PARTIR DE TERÇA - FEIRA ( 24.05.2011)
Acesse frequentemente o blog para obter informações)
domingo, 15 de maio de 2011
Carta aos Pais
Este é o link da Carta aos Pais e a Comunidade informando das paralisações que houve e poderão haver na Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes no sentido de negociarmos com os órgãos públicos responsáveis as deliberações a respeito do Piso Salarial Profissional Nacional. Queremos o Piso Salarial na carreira, respeitando nosso Palno de Carreira, Cargos e Salários e as nossas conquistas históricas estabelecidas e entre eles estão a manutenção dos triênios e da regência de classe.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B3w2nH-9t5rSNTNkNjAxNmYtNjg5ZC00OGI0LWE1MDMtMmVkY2MwYzgxOGNm&hl=pt_BR
Tabela Salarial com o Piso
Acesse aqui a tabela salaria que apresenta a nossa tabela salarial atual e veja na tabela 02 como ficaria com a aplicação do Piso.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B3w2nH-9t5rSNzY1ZTU4YTQtODUwYy00NDNhLTk2NTgtNzI5MWNlMDVhNDgw&hl=pt_BR
PARALISAÇÃO NACIONAL 11 de Maio de 2011
No dia 11 de maio de 2011 os professores da Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes atendendo a um chamado da CNTE ( Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação ) e paralisaram suas atividades e se reuniram na Escola Básica Dr. Ivo Silveira para debaterem e discutirem a questão da implantação e implementação do Piso Salarial Nacional na Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes. Após amplo debate teve aprovação de uma série de propostas apresentadas e deliberadas coletivamente. Estavam presentes em torno de 36 profissionais da Educação, estando portanto representadas todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre as diversas propostas apresentandas e que serão encaminhadas aos diversos órgãos públicos estão:
- Solicitação a Secretaria Municipal de Educação da efetiva implantação e implementação do Piso Salarial Nacional, respeitando o nosso Plano de Carreira, Cargos e Salários e sem mexer em direitos historicamente conquistados pelo magistério como a Regência de Classe e os Triênios.
- A necessida de abrir um canal de diálogo e negociação com a Secretaria Municipal de Educação para que venhamos obter respostas viáeis o mais rápido possível.
Maiores informações: forumdosservidores.webnode.com.br
ou escreva para
movimentopelopiso@gmail.com
DELIBERAÇÕES DO ENCONTRO NO DIA 11 DE MAIO DE 2011 ( Paralisação Nacional pelo Piso Salarial Profissional Nacional)
1. Solicitação de uma audiência com o Prefeito no dia 19.05.2011 ( Quinta - feira) às 19 horas na ASSIPA para explicar como se dará a implantação e implementação do Piso na Rede Municipal de Ensino;
2. Solicitação à Câmara Municipal de Vereadores para uso da Tribuna na segunda - feira ( 16.05.2011) para esclarecimentos sobre o Piso Salarial Nacional
3. Convite à todos os professores da Rede Municipal de Ensino para irem à Câmara Municipal no dia 16.05.2011 e manifestarem seu interesse em terem o Piso o mais breve possível aplicado em seus salários
4. Colocar um resumo do Encontro do dia 11.05.2011e suas principais deliberações num jornal de circulação regional
5. Criação de um blog MOVIMENTO PELO PISO
6. Carta à comunidade explicando o porquê dessa paralisação e das demais paralisações que poderão vir
7. Encaminhar as deliberações do Encontro à todas as escolas da Rede Municipal
8. Criação de uma comissão de MOBILIZAÇÃO PELO PISO
9. Fundação do Fórum dos Servidores virtual e Presencial
Assinar:
Comentários (Atom)


















